E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Mateus‬ ‭8:23-27

E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus‬ ‭16:13-18‬

E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galileia.” ‭‭Mateus‬ ‭21:10-11

Os discípulos andavam com Jesus, estavam com Jesus, mas não sabiam quem era Jesus. Desfrutavam das benesses e dos benefícios; dos milagres, das curas, da multiplicação dos pães e peixes; presenciavam e contemplavam os poderes sobrenaturais de Jesus, mas não sabiam quem era Jesus.

Assim o mundo moderno continua a caminhar, a viver e presenciar os milagres de Jesus, mas não sabe quem é Jesus. A religião não revela a pessoa e a obra de Jesus; apenas o Evangelho da Graça de Deus é capaz de fazê-lo. É preciso conhecer e saber quem é Jesus!

Podemos perceber que mesmo estando junto com o Senhor, os discípulos não o conheciam, pois a cada palavra dita, a cada ação e a cada milagre realizado, eles e toda a multidão questionavam: Quem é este?

Quem é este que nos traz palavras capazes de mexer com nosso intimo; quem é este cujas ações e reações fogem da maneira natural do mundo; quem é este que coloca o mar e o vento sob sua completa submissão? No caminho de Emaús, quando Jesus apareceu a dois discípulos, podemos ver na afirmação deles a falta de conhecimento e a incredulidade na pessoa de Jesus Cristo: “E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.” ‭‭Lucas‬ ‭24:21.

Tudo que estava acontecendo naqueles dias estava totalmente dentro da conformidade e dos planos de Deus e os discípulos não foram pegos de surpresa, pois durante seu ministério, o Senhor nunca deixou de lhes anunciar “Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.” Mateus‬ ‭16:21‬.

O apóstolo Paulo testemunhou em Antioquia: “Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados.” Atos‬ ‭13:27

O povo de Israel tinha conhecimento de que haveria de vir o Messias, mas não o reconheceram: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” ‭‭João‬ ‭1:11‬. O povo esperava alguém diferente, alguém que os liderasse de uma forma diferente, alguém que os livrasse do jugo romano, alguém que pudesse fazer uma revolução no país e no mundo pelo poder da espada, alguém que pudesse dar o seu sangue em prol da luta pela liberdade. Mas Jesus Cristo veio liderando seus discípulos com humildade e preparando-os para dar sequência ao seu ministério.

Jesus Cristo veio para livrar o povo do jugo do pecado; veio para fazer uma revolução no íntimo de cada pessoa, regenerando-a pela revelação de Sua Palavra; veio para dar o seu sangue em prol da remissão do pecado, libertando-nos completamente das garras de Satanás e da condenação eterna. Infelizmente o mundo O não conheceu e não conhece Jesus: “estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.” ‭‭João‬ ‭1:10.

Quem é este? Será que as pessoas têm verdadeiramente conhecimento de quem é esta pessoa que é o centro dos 66 livros da Bíblia? De Gênesis a Apocalipse o Espírito Santo tem prazer em revelar a pessoa e a obra de Cristo. A Bíblia nos mostra muitos títulos pertencentes a Jesus Cristo e todos eles com um significado muito especial: O Caminho, A Verdade, A Vida, o pão da vida, O Messias, O Advogado junto ao Pai, O Salvador, O Redentor, o Filho de Deus, o Bom Pastor, o Senhor, O Sumo Sacerdote, O Príncipe da Paz, O Conselheiro, O Pai da Eternidade, A Porta, a Luz do mundo, o Pão da Vida, a Fonte da Água da Vida, o Cordeiro de Deus, a Ressurreição e a Vida, o Alfa, o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim, a brilhante estrela da manhã, o Verbo, o Unigênito, o Primogênito, entre outros.

A mesma Bíblia exorta a que conheçamos a Jesus Cristo: “antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” (2Pedro‬ ‭3:18‬)‭ e também diz: “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” ‭‭Efésios‬ ‭4:13.

A Palavra de Deus aponta o caminho do conhecimento da Pessoa de Jesus Cristo, pois Ele é o tudo de Deus. “o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Colossenses‬ ‭1:15-17.

Jesus Cristo está no comando de tudo e nada foge ao seu controle. Ele é o motivo pelo qual Deus criou todas as coisas e tudo quanto foi criado o foi por intermédio dele e para Ele. Aos olhos de Deus existe apenas Cristo. Ele apenas contempla Cristo. Aos nossos olhos existem muitas situações, assuntos e coisas, mas aos olhos de Deus, Cristo é tudo. E nós fomos criados e chamados por Deus para algo muito especial e que nos garante muita alegria: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” ‭1Coríntios‬ ‭1:9.

Isso é maravilhoso! Ter comunhão com o tudo de Deus é algo que não podemos compreender, mas pela graça de Deus e pela fé concedida por ele, podemos adentrar nessa comunhão e nunca mais sermos a mesma pessoa, pois Cristo se torna em nós o que nunca seríamos com nosso próprio esforço, isto é, “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” ‭‭1Pedro‬ ‭2:9.

Porém é necessário dizer que para chegarmos pela graça a esse ponto de comunhão e intimidade com nosso Senhor Jesus Cristo, é primeiramente essencial “para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos.” Filipenses‬ ‭3:10-11.

O anjo do Senhor, quando apareceu em sonho para José, deixou bem claro que o que foi gerado em Maria era do Espírito Santo e “E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus‬ ‭1:21)‬. O anjo deu ordem a José sobre qual nome deveria dar ao menino e qual era a missão dele aqui no mundo. O nome Jesus significa aquele que salva; e o anjo diz claramente a José que Jesus salvaria o povo do pecado.

O Pr. Antonio Abuchaim, no livro Importa Renascer afirma: “Ele salva do pecado. É comum encontrarmos ‘crentes’ que se declaram salvos, porém vivendo no pecado. Encontramos também muitos pregadores afirmando que mesmo vivendo no pecado, ‘crendo em Jesus’, estão salvos. Não é assim que a Bíblia diz. Ele salva do pecado; se alguém está no pecado está perdido. Não importa ser crente; os demônios também crêem”.

A carta aos hebreus 7:25 faz o seguinte registro: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”. Ele salva completamente e é preciso conhecer Jesus e estar Nele, e para estar Nele, é preciso conhecer e acreditar no que Ele disse e foi registrado por João 12:32 ele afirma que: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” Qualquer pessoa jamais iria a Jesus se não fosse por Ele atraída em seu corpo naquela cruz, quando Ele foi crucificado.

Estar em Jesus é a garantia de plena libertação do pecado e Jesus estando em nós é a garantia de uma vida plena de comunhão com nosso Senhor. É impossível Jesus nos salvar do pecado e nos deixar vivendo no pecado. Portanto, Ele é Jesus, aquele que nos salva dos nossos pecados e também é o Cristo, aquele que nos regenera e nos faz nascer de novo.

Somos salvos do pecado e também regenerados para que não vivamos mais sob o domínio do pecado. Portanto Ele é Jesus Cristo, aquele que salva e regenera o homem, fazendo assim uma obra completa. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” ‭‭1João‬ ‭5:1‬. É preciso conhecê-lo como Jesus, mas também é essencial conhecê-lo como o Cristo, pois somente assim haverá novo nascimento, salvação completa e vida de Cristo.

Ele não apenas nos salva do pecado, mas também troca a nossa natureza criando um novo homem, “pois se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Corintios 5:17). Através da regeneração em Cristo, passamos a pertencer a Ele somente, porque “assim meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus” (Romanos 7:4).

Somente através da nossa morte com Cristo é que a fonte de pecado é erradicada e assim Ele pode viver em nós a Sua vida ressurreta, “porque aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I João 5:12).

Jamais teremos vida fora da pessoa de Jesus Cristo, pois ele não nos dá a vida como se fosse alguma coisa fora dele, mas Ele vem ser a Vida em nós, e se existe vida, não haverá necessidade de exercermos qualquer esforço, pois essa vida que é Cristo em nós fluirá naturalmente.

Não há nada que seja mais importante que conhecer o Senhor e se relacionar com Ele, pois ele mesmo diz em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Devemos lembrar que em vez de nos dar muitas coisas, Deus nos dá o Seu Filho. Por esta razão, podemos sempre levantar os nossos olhos e olhar para o Senhor dizendo: “Senhor, Tu és meu caminho; Senhor, Tu és minha verdade; Senhor, Tu és minha vida. É de Ti Senhor, e não das Tuas coisas que preciso”.

Fomos salvos e regenerados através de Jesus Cristo e não por nossos esforços, e ainda assim a cada dia, precisamos mais e mais de Jesus Cristo, porque “convém que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). Assim, Cristo deve ser tudo para nós hoje, pois o é para Deus. A Igreja deve evidenciar a pessoa de Jesus Cristo somente, porque somente Ele tem a preeminência em todas as coisas. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.

Não basta andar com Jesus! É preciso estar em Jesus e Jesus em mim, mediante a obra da atração, crucificação, morte e sepultamento do velho homem, para que na ressurreição com Cristo e em Cristo estejamos nele e Ele em nós. Os discípulos estavam com Jesus, mas não em Jesus! Que o Pai nos abençoe com a graça do conhecimento de Jesus Cristo pela revelação do Espírito Santo e que esse Cristo maravilhoso possa verdadeiramente ser o tudo em nós.

Amém e amém!

Pr. Nilton Oliveira

Quem é Jesus? Quem é Ele?

Em química, Ele converteu a água em vinho;
Em biologia, nasceu sem a concepção normal;
Em física, desmentiu a lei da gravidade, quando subiu aos céus;
Em economia, Ele refutou a lei da diminuição ao alimentar 5000 pessoas com somente cinco pães e dois peixes;
Em medicina, curou os enfermos e os cegos sem administrar nenhuma dose de droga;
Em história, Ele é o PRINCÍPIO e o FIM;
No governo, Ele foi chamado maravilhoso, conselheiro, o Príncipe da Paz, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores;
Em materia espiritual, disse que ninguém vem ao Pai senão por mim, ou seja, através d’Ele;
Ele é o único caminho;

Então… Quem é Ele?

Ele é Jesus!
O maior homem da história: Jesus!
Ele não tinha servos, e no entanto o chamavam de Senhor;
Não tinha nenhum grau de estudo, e no entanto o chamavam de Mestre;
Não tinha medicamentos, mas era chamado de médico;
Ele não tinha exército, mas reis o temeram;
Ele não ganhou batalhas militares, e no entanto, conquistou o mundo;
Ele não cometeu nenhum delito, todavía, foi crucificado;
Foi enterrado em uma tumba, e no entanto, Ele vive;
É uma honra servir e seguir a este líder, SENHOR e SALVADOR, que nos ama;

Quem é Jesus para você?

Para o cego: Jesus é luz;
Para o faminto: Jesus é o pão;
Para o sedento: Jesus é a fonte;
Para o morto: Jesus é a vida;
Para o enfermo: Jesus é a cura;
Para o prisioneiro: Jesus é a liberdade;
Para o solitário: Jesus é o companheiro;
Para o mentiroso: Jesus é a Verdade;
Para o viajante: Jesus é o caminho;
Para o visitante: Jesus é a porta;
Para o sábio, Jesus é a sabedoria;
Para a medicina: Jesus é o médico dos médicos;
Para o biólogo: Jesus é a vida;
Para o réu: Jesus é o advogado;
Para o advogado: Jesus é o juiz;
Para o Juiz: Jesus é a justiça
Para o estadista: Jesus é o desejo de todas as nações;
Para o cansado: Jesus é o alívio.;
Para o medroso: Jesus é a coragem;
Para o agricultor: Jesus é a árvore que dá fruto;
Para o pedreiro: Jesus é a pedra principal;
Para o construtor: Jesus é o firme fundamento;
Para o carpinteiro: Jesus é a porta;
Para o jardineiro: Jesus é a rosa de Sharon;
Para o floricultor: Jesus é o lírio dos vales;
Para o horticultor: Jesus é a videira verdadeira;
Para o joalheiro: Jesus é a pérola de grande preço;
Para o padeiro: Jesus é o pão da vida;
Para o tristonho: Jesus é a alegria;
Para o leitor: Jesus é a palavra;
Para a gramática, Jesus é o verbo;
Para o pobre: Jesus é o tesouro;
Para o devedor: Jesus é o perdão;
Para o aluno: Jesus é o professor;
Para o professor: Jesus é o mestre;
Para o fraco: Jesus é a força;
Para o forte: Jesus é o vigor;
Para o inquilino: Jesus é a morada;
Para o incrédulo: Jesus é a prova;
Para o fugitivo: Jesus é o esconderijo;
Para o obstinado: Jesus é o conselheiro;
Para o navegante: Jesus é o capitão;
Para o soldado: Jesus é o general;
Para a ovelha: Jesus é o bom pastor;
Para o problemático: Jesus é a solução;
Para o holocausto: Jesus é o cordeiro;
Para o sábado: Jesus é o Senhor;
Para o astrônomo: Jesus é a estrela da manhã;
Para os magos: Jesus é a estrela do oriente;
Para o mundo: Jesus é o salvador;
Para o pecador: Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado;
Para Pedro: Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo;
Para Tomé: Jesus é Senhor meu e Deus meu;
Para Judas: Jesus é inocente;
Para os demônios: Jesus é o santo de Deus;
Para Deus: Jesus é o Filho amado;
Para o tempo: Jesus é o relógio de Deus;
Para o relógio: Jesus é a última hora;
Para Israel: Jesus é o Messias;
Para as nações: Jesus é o desejado;
Para a Igreja: Jesus é o noivo amado;
Para o vencedor: Jesus é a coroa;
Para um cristão verdadeiro: Jesus Cristo é o tudo de Deus!